7 Prompts Geniais para o ChatGPT ser seu Assistente Perfeito

Home » Sucesso » Produtividade » 7 Prompts Geniais para o ChatGPT ser seu Assistente Perfeito
Tempo de leitura: 8 minutos

E aí, bugado ou bugada! Hoje vamos falar sobre sobre esta ferramenta que caiu nas graças de tanta gente: o ChatGPT.

É bem possível que você já conheça e já tenha usado um tanto. Por isso, neste artigo vou falar só de prompts inesperados, que te ajudarão a olhar as coisas por diferentes perspectivas, exercitar algumas soft skills e até se divertir um tanto.

Esse prompts vão te ajudar a extrair o máximo da AI e sair do “como é bola em inglês?”. Bora lá?

O que é o ChatGPT

Caso você tenha vivido em uma bolha secreta e não faça ideia do que seja o ChatGPT ou do que estamos falando, fique tranquilo! Eu te explico.

O ChatGPT é uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, capaz de compreender e responder em linguagem natural – inclusive em português.

Por ter uma versão gratuita, muitas pessoas têm utilizado o ChatGPT para fazer perguntas como “ChatGPT, qual é o significado da palavra x?” ou “ChatGPT, qual é a receita de bolo de cenoura?”. E acredite, ele funciona incrivelmente bem nessas situações e em muitas outras!

Mas esses exemplos são bobagem. Neste artigo, vamos focar em prompts que vão além do óbvio e criam possibilidades muito mais poderosas do que saber como fazer carvão vegetal no Minecraft.

Crie um debate com especialistas

Este prompt ajudará a abrir a mente, sair do óbvio e enxergar visões diferentes sobre um assunto:

Estou buscando expandir minha visão, abrir possibilidades e sair um pouco dos limites da minha mente e minha bolha. Para isso, gostaria de saber a opinião de 8 especialistas em áreas muito distintas e de personalidades muito distintas sobre algumas frases. Esses especialistas diferem em preferências, personalidade, crenças, valores, visão política, necessidades, desejos e habilidades. Quero entender como essa frase pode ser interpretada de diferentes maneiras, e como ela se aplica em diferentes contextos, visões e áreas de atuação.
Atribua um nome e características a cada uma das pessoas, que será a base de suas opiniões. Diga o quanto a pessoa concorda com a frase, numa escala de "discordo totalmente" a "concordo totalmente". A resposta deve estar no seguinte formato:

Ana, profissão e personalidade da pessoa 1, concorda:
Opinião da pessoa 1 sobre a frase

João, profissão e personalidade da pessoa 2, discorda em parte:
Opinião da pessoa 2 sobre a frase

Marta, profissão e personalidade da pessoa 3, discorda totalmente:
Opinião da pessoa 2 sobre a frase
...

Frase: A felicidade está nas coisas simples da vida

Ajuste a última linha, “Frase”, de acordo com o que gostaria de ter mais ideias. Valem frases filosóficas, de senso comum, opiniões (incluindo em games)… Se está sem ideias no momento, aí estão alguns exemplos:

  1. A verdade é relativa.
  2. O sucesso é o resultado do trabalho duro.
  3. A beleza está nos olhos de quem vê.
  4. O dinheiro traz felicidade.
  5. O fim justifica os meios.
  6. Deus está em todas as coisas.
  7. A Soraka é o melhor suporte de League of Legends.
  8. O Mario é o melhor personagem da Nintendo.
  9. Minecraft é o melhor jogo de construção e sobrevivência.
  10. A AK-47 é a melhor arma de fogo em jogos de tiro.

Talvez o ChatGPT se recuse a responder, caso a frase seja claramente falsa ou envolva algo contra as políticas dele. Mas aí, se for o caso, também não há muito o que pensar, né?

Jogue um rápido jogo de exploração de dungeon

Com este prompt, o ChatGPT o guiará numa pequena aventura de exploração de masmorra, no estilo RPG:

Guie um jogador numa aventura de exploração de masmorra no estilo de RPG interativo, com objetivo de derrotar o pirata chefe e conquistar o tesouro.
A masmorra é composta de vários ambientes com desafios variados. Para cada um deles, apresente 3 opções de interação do jogador e prossiga a história de acordo com sua escolha. Descreva apenas um ambiente de cada vez e aguarde a interação do jogador para prosseguir.
Para começar, descreva um ambiente e solicite a opção do jogador

A aventura, em geral, não é muito longa, nem muito complexa. Particularmente, nunca consegui morrer ou deixar de cumprir o objetivo numa dessas partidas (mesmo dizendo pro ChatGPT que isto era uma possibilidade. Será que rola um modo Dark Souls?).

Mesmo assim, pode ser uma distração, dar ideias para sua mesa de RPG ou mesmo um ponto de partida para prompts mais elaborados. Deixa aqui nos comentários, se achou algum!

Confira se sua mensagem está adequada

Esta é bastante útil pra mandar e-mail pra td mundo ou fazer algum comunicado difícil:

Avalie a mensagem abaixo, que será enviada como texto e e-mail a diversos destinatários de uma empresa. Para cada critério, atributa uma nota de 0 a 10 e justifique:
1) Aspecto geral: comentários livres sobre qualidade da mensagem e capacidade de transmitir informação de forma profissional
2) Objetividade: A mensagem deve ser direta e ir direto ao ponto. Certifique-se de que o destinatário compreendeu o que foi solicitado ou informado.
3) Formalidade: Utilize uma linguagem adequada e formal, que transmita profissionalismo e respeito.
4) Correção gramatical: Verifique se a mensagem está correta gramaticalmente e sem erros de digitação.
5) Coerência e coesão: A mensagem deve ser coesa, com ideias conectadas de forma clara e lógica.

Por fim, ofereça uma versão melhorada em todos esses aspectos
---
Desculpe-nos pelo transtorno.
Estamos com problemas em nossos sistemas e, por isso, nossos serviços estão temporariamente indisponíveis. Estamos sobrecarregados e não conseguiremos dar atenção a isso agora, por conta da implementação do novo sistema. Resolveremos a questão quando der.
Atenciosamente,
Equipe XYZ

Neste caso, você deve inserir sua mensagem após o tracejado. Com isto, o ChatGPT irá trazer uma avaliação sob diferentes aspectos do seu texto.

Vale notar que os parâmetros são personalizados. Você pode modificá-los de acordo com a cultura de sua empresa, por exemplo.

Crie perguntas para fixar o conteúdo de um livro

Um dos usos mais comuns que disseminam é fazer o resumo de livros. Isto é muito poderoso e deve, sim, ser utilizado!

No entanto, por mais avançadas que as AIs esteja, ainda não há nada que substitua o cérebro humano na conexão e construção de novas ideias. Portanto, ler os livros ainda é muito importante.

Este prompt ajudará a criar perguntas que podem nortear a leitura do livro:

Estou lendo o livro O Poder do Hábito. Elabore 3 perguntas para cada capítulo, sobre os principais conceitos de cada um.

Antes de ler cada capítulo, veja as perguntas. Isso irá te ajudar a dar atenção aos principais pontos.

Ao final de cada capítulo, retorne às perguntas e veja se é capaz de respondê-las. Caso tenha ficado na dúvida…

Resposta as perguntas criadas anteriormente

Você pode usar o próprio ChatGPT para avaliar as respostas às perguntas que elaborou! Para isso, basta digitar perguntas e respostas num formato organizado e pedir que ele avalie:

Estou lendo o livro O Poder do Hábito e respondendo perguntas referentes ao capítulo 1. Avalie minhas respostas:

P: Como a rotina pode ajudar as pessoas a tomar decisões mais eficientes e economizar energia mental?
R: Dentro de uma rotina, há uma série de hábitos que ajudam o indivíduo a seguir seus objetivos de forma automatizada. 

P: Qual é a diferença entre hábitos e escolhas conscientes? Por que é mais difícil mudar hábitos do que tomar decisões conscientes?
R: Hábitos ocorrem em nível automático e inconsciente. Escolhas conscientes, por sua vez, dependem da atuação ativa do indivíduo, bem como de sua capacidade de sair do automatismo e avaliar a situação.

P: Qual é o ciclo do hábito, e quais são os três componentes desse ciclo?
R: O ciclo do hábito explica como ele funciona e o divide em três componentes: deixa, rotina e recompensa.

Edite o prompt, copiando as perguntas geradas anteriormente, colando no ChatGPT e inserindo suas respostas. Se tiver algo errado, ele irá te ajudar!

Divirta-se jogando com o ChatGPT

Alguns jogos comuns que você pode (tentar?) jogar:

Akinator

Vamos jogar Akinator! Estou pensando em alguma pessoa ou personagem. Você deve adivinhar quem é me fazendo perguntas que eu só posso responder com Sim ou Não. Você tem 20 perguntas para adivinhar quem é. Use o seguinte formato:
------------
Pergunta 1/20:

Texto da pergunta...

Na minha experiência ele raramente adivinhou e teve dificuldades para seguir as intruções, mas foi divertido! (mais do que se tivesse jogado normalmente, talvez)

Forca

Ok, não rolou. Tentando de novo:

Vamos jogar forca! Você escolhe uma palavra secretamente e vou ter que adivinhar chutando letras, sem errar mais de 5 vezes.
O início de um sonho…
Deu tudo errado…

Confesso que mais divertido que achei que seria, mas parece que o ChatGPT ainda tem um tanto a evoluir…

Perguntas e Respostas

Vamos jogar um jogo de perguntas e respostas! Faça uma perguntas com 5 alternativas e aguarde minha resposta. Faça isso 5 vezes. As perguntas devem ser sobre Python. As perguntas devem ser difíceis.

Agora sim!

Moral da história: pode ser muito divertido jogar com o ChatGPT. Mas, talvez a diversão não seja exatamente a que você espera.

Prepare-se para entrevistas com ajuda

É possível que você já tenha conversado com o ChatGPT como um terceiro. No entanto, já experimentou algo como:

Você é Doug, um entrevistador fazendo uma entrevista de emprego comigo para uma vaga de designer de jogos. Você é muito exigente e faz perguntas muito difíceis. No entanto, eu tenho uma escuta e, do outro lado, há pessoas muito inteligentes que me darão dicas para responder as perguntas de Doug. Você deve dizer, logo após a pergunta, o que esta escuta está dizendo para mim. Faça uma pergunta de cada vez, aguarde minha resposta e faça a próxima, incluindo os parênteses.

Vamos começar a entrevista! Faça uma pergunta inicial.

Pode parecer uma “cola” (e é), mas, durante os primeiros momentos, esse prompt vai te ajudar a pensar sobre as suas respostas.

A figura da escuta ajuda de forma que você não se perca elaborando algo e entenda as nuances do que está sendo questionado. Isso te ajudará a exercitar a habilidade de comunicação, uma soft skill muito importante.

Uma vez que tenha mais segurança, aí sim, abra mão da bengala e simule entrevistas sem a “escuta”.

Você também pode tentar prompts como o abaixo, para outros tipos de discussão com “leitura de mentes”:

Você é Doug, um amigo com quem estou discutindo sobre algum tema. Você é muito exigente e faz perguntas muito difíceis. No entanto, tenho uma forte habilidade de empatia e sou capaz de entender seus sentimentos e o que está pensando. Você deve dizer, logo após a pergunta e entre parênteses, o que esta habilidade de empatia está dizendo para mim. Quando for fazer novas perguntas, mantenha os pensamentos nos parênteses.

Use o seguinte formato:

"Qual o sentido da vida? (Doug acha que você não é capaz de formular uma resposta coerente)

Vamo começar a entrevista! Faça uma pergunta inicial.

Vale reforçar o óbvio: por melhor que seja, as conversas serão com uma AI e terá suas limitações. Sempre que possível, teste e exercite suas habilidades com outras pessoas.

E aí, o que achou? Algum prompt será útil? Qual o seu favorito? Se curtiu, não deixa de compartilhar o artigo com seus amigos, pra que todos possam se beneficiar desta ferramenta tão poderosa!

Um grande abraço e até mais!

O que achou?

Se você curtiu o conteúdo, tenho um pedido especial. Se você puder e quiser, dá uma passada no apoia.se e deixa uma contribuição. Clique na imagem ou link abaixo para contribuir:

Apoie o Mente Bugada no Apoia.se

Mesmo que não possa, você pode me ajudar muito ao compartilhar com seus amigos e companheiros de jogatina nas redes sociais:

Espero que este artigo tenha sido útil e divertido. Até a próxima!


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *