Subliminar: Como o Design Muda Nossas Decisões?

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Tempo de leitura: 6 minutos

E aí, Bugado ou Bugada! Hoje, nós vamos explorar o mundo fascinante do design e como ele pode influenciar nossas decisões de maneiras que nem percebemos.

Para isso, vamos usar alguns estudos e nosso querido modelo, o Frames de Decisão. Então, vamos lá!

A Influência Invisível do Design

Você já parou para pensar sobre como o design dos objetos e ambientes ao seu redor afeta suas decisões?

Pode parecer algo irrelevante, mas a verdade é que o design tem um impacto profundo em como você age. Muitas vezes, de forma que você nem se dá conta.

O design é bem mais do que deixar bonitinho. Ele pode mudar suas emoções, percepções e até o que você faz.

Duvida? Vou te contar alguns experimentos. Veja só:

Mensagens Subliminares, Coca-Cola e Cinema

Vale notar: ler este título e imagem, por sí só, já podem ter te deixando com vontade de beber Coca-Cola, comer pipoca e/ou ir ao cinema.

Pra começar, vamos voltar ao que introduziu o mundo ao conceito de mensagens subliminares.

Em 1957, um pesquisador de mercado chamado James Vicary realizou um experimento durante as exibições de um filme no cinema. Ele inseriu mensagens muito rápidas, que diziam “beba Coca-Cola” e “coma pipoca”.

Essas mensagens eram tão rápidas que os espectadores não notavam. Nem se lembravam de tê-las visto. No entanto, Vicary afirmou que as vendas de Coca-Cola aumentaram em 18,1%. De pipoca, 57,8%.

O experimento de Vicary foi desacreditado um tempo depois. Ele admitiu que havia falsificado os resultados.

Mesmo assim, a ideia de que as mensagens subliminares poderiam influenciar suas ações virou pop. Muita gente considera até algo “místico”.

As mensagens de Vicary não deram tão certo. Mas isso abriu portas para outros estudos. A ideia de que seu ambiente pode influenciar suas decisões de formas que você não nota é bem aceita na psicologia.

Muitas vezes, é papel do Design trazer esses elementos. E, deste modo, causar ou promover mudanças de comportamento em você. Vamos falar um pouco sobre como.

O Design e Seu Comportamento

Isso nos leva de volta ao design. O design de um produto, de um site ou de um ambiente te influencia de formas sutis.

A cor de um botão, a disposição dos itens em uma página, a iluminação de uma loja, a música ambiente… Todos esses elementos afetam suas emoções, percepções e, finalmente, suas decisões.

Vou te mostrar dois experimentos que falam disso:

Vinhos Alemães, Franceses e Música Ambiente

Um exemplo incrível de como o design pode influenciar suas decisões é o estudo realizado na Universidade de Leicester, no Reino Unido.

Os pesquisadores descobriram que a música ambiente pode afetar a seleção de vinhos.

Quando música francesa era tocada, os consumidores compravam mais vinhos franceses. Enquanto isso, tocar música alemã levava a um aumento nas vendas de vinhos alemães.

Mas o melhor vem agora:

Ainda durante o experimento, os participantes responderam um questionário. E as respostas revelaram que eles não faziam ideia do efeito da música nas suas decisões!

Na realidade, eles inventavam qualquer motivo. Uma vez que compravam, valia tudo para explicar o porquê. Vale até dizer que “sempre gostou mais de vinhos franceses”!

Isso mostra duas coisas:

  1. O ambiente – neste caso, a música – pode influenciar suas decisões de maneira subliminar
  2. Humanos (incluindo você) são péssimos para explicar o que levou às suas ações!

Cheiro da Limpeza faz você agir de forma mais “certinha”

Gostou do caso acima? Vamos falar de outro tão forte quanto. Ele fala da relação entre cheiro de limpeza e moralidade.

Pesquisadores da Universidade de Northwestern exploraram como o aroma de limpeza poderia afetar nossa ética. O estudo teve duas partes:

No Experimento 1, os participantes foram divididos em dois grupos e colocados em salas com e sem um aroma de limpeza.

Todos eles participaram de um jogo. Nele, eles recebiam um valor emprestado em dinheiro de um anônimo. Daí, poderiam escolher quanto retornariam ao outro.

Os resultados mostraram que aqueles na sala com o aroma de limpeza devolveram em média mais dinheiro! O valor foi de $2,81 para $5,33.

No Experimento 2, os participantes foram novamente divididos em salas com e sem o aroma de limpeza.

Desta vez, eles poderiam doar dinheiro ou ser voluntários da instituição Habitat for Humanity. E veja só:

  • Na sala com aroma, deram 4.21 numa escala de 7 pontos, em probabilidade de se voluntariar. Na sala sem ele, o resultado foi 3.29
  • 22% das pessoas na sala com o aroma disseram que doariam dinheiro. Na sala sem, foram apenas 6%.

Novamente, os participantes na sala com aroma de limpeza demonstraram maior interesse em se voluntariar e uma maior disposição para doar dinheiro do que aqueles na sala sem aroma.

Ué…

Sabe o melhor?

Em nenhum dos casos alguém notou que o aroma estava afetando suas decisões!

Eles não perceberam nenhuma diferença na limpeza percebida entre as salas e o humor não teve efeito sobre os resultados.

Isso mostra que o aroma de limpeza não só pode motivar um comportamento de “limpeza” em termos físicos. Ele também promove um comportamento “virtuoso” em termos de reciprocidade e altruísmo.

Portanto, o design de um ambiente, neste caso, seu aroma, pode ter um impacto subliminar e poderoso sobre suas decisões e comportamentos.

E isso não acontece só em laboratório. Veja alguns exemplos de como escolhas de design afetam o seu dia:

Design no seu dia a dia

  • Corredores de Supermercado: Produtos mais caros e populares são colocados ao nível dos olhos. Os menos caros ficam mais pra cima ou baixo.
  • Cores de Alimentos: A cor dos alimentos pode influenciar nosso apetite e desejo de consumi-los. Os vermelhos, por exemplo, são vistos como mais saborosos e apetitosos. E haja corante!
  • Design de Aplicativos: Notificações constantes, barras de progresso, e até mesmo o “pull-to-refresh” são usados para te “prender” no app.
  • Sites de Compras: E-commerces usam contagem regressiva de oferta e indicação de poucas unidades restantes. Isso cria urgência e faz você comprar mais.
  • Design de Rótulos: O design dos rótulos muda sua percepção sobre a qualidade de um produto. Um rótulo verde e bem projetado pode te fazer acreditar que ele é saudável. Mesmo que não seja.

Todos esses são exemplos de como o design muda suas decisões na vida diária. Então, da próxima vez que você se deparar com uma decisão, considere como o design pode influenciar suas escolhas.

Note que isso não é necessariamente ruim ou perverso. Muitas vezes, o trabalho do Design é essencial para ajudar a nos guiar num mundo caótico.

Muitas outras coisas influenciam suas ações. Você apenas precisa ter consciência das suas próprias decisões.

Vamos falar um pouco dos aspectos mentais que fazem com que nos comportemos assim. Nosso querido conceito de Frames de Decisão também entra em jogo aqui!

Você, sua mente e decisões inconscientes

A ideia de que há “alguma coisa” em nossa mente que não temos consciência é bem antiga.

Freud, criador da psicanálise, já colocava em seu modelo da mente a figura do Inconsciente em sua teoria. Segundo ele, muito do que fazemos é causado por coisas das quais não nos damos conta.

Você já pensou no processo que ocorre em sua mente quando toma uma decisão? Pode parecer que você é racional e está no controle de tudo.

Mas, na prática, não é bem assim.

É aqui que entram os Frames de Decisão, um modelo que ajuda a explicar como você toma decisões.

Segundo esse modelo, cada decisão que você toma é influenciada por uma combinação de fatores. Entre eles, estão seu emocional, ambiente e experiências passadas.

Esses elementos formam o “Contexto” da sua decisão. E isso acontece sem que você saiba exatamente o que é.

Ou seja: tudo no seu corpo, passado e ambiente molda suas decisões! E você não percebe isso sempre. Assim como Freud sugeriu!

O design é uma parte essencial desse Contexto. Um bom designer projeta um produto, a cor de um botão ou o aroma de um ambiente minuciosamente.

Com isso, ele escolhe o que vai fazer parte do seu Contexto de decisão. Como consequência, ele afeta sua ação!

Por exemplo, um botão vermelho em um site pode despertar uma sensação de urgência, incentivando você a clicar. Uma loja com um aroma agradável pode fazer você se sentir mais à vontade, aumentando a probabilidade de você comprar algo.

Entender como esses elementos influenciam suas decisões tem um valor imenso! Isso vai te ajudar a fazer escolhas melhores e ter uma vida mais saudável, produtiva e feliz.

Entenda ainda mais

Se você se interessou por tudo isso, vai amar entender mais sobre os Frames de Decisão e como eles influenciam cada aspecto do seu dia a dia.

Nós temos um curso completo que mergulha nessa questão. Nele, você vai aprender a identificar esses Frames de Decisão no seu cotidiano, compreender melhor as influências subliminares em sua vida e ganhar ferramentas para tomar decisões mais conscientes e estratégicas.

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Portanto, da próxima vez que você se deparar com uma decisão, lembre-se do poder do design e pergunte a si mesmo: ‘Esta decisão é realmente minha, ou estou sendo influenciado por fatores que nem percebo?’

Com o conhecimento que você vai adquirir nesse curso, tenho certeza que você poderá responder a essa pergunta com muito mais confiança.

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Até lá! Estamos juntos!

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